quarta-feira, 10 de junho de 2015

Tinta de Tecido Vale pra qualquer tecido?

         Vamos falar da aplicação da tinta no tecido

       Na atualidade temos uma grande variedade de tecidos e no mundo do artesanato a criatividade é tanta que não nos contentamos com pouco tecido, queremos pintar em tudo quanto é tecido, mas a verdade é que podemos fazer isso a maioria dos tecidos aceitam tinta porém vale sempre fazer um teste antes para quem não tem muita habilidade com os tecidos.
       
  "A Tinta para Tecido pode ser aplicada em tecidos de algodão com pincel, rolinho de espuma ou outro processo. Não utilizar em tecidos sintéticos ou engomados. O uso de pincéis em pinturas de tecido também é algo importante. Os pincéis chatos de cerdas duras, curtas e lixadas, são os mais utilizados. Quando a pintura for em tecidos mesclados (algodão+sintético), dê preferência aos que tenham uma porcentagem maior de algodão e, neste caso, recomenda-se fazer um teste prévio para verificar se a tinta não sai do tecido: pinte em uma pequena amostra do tecido já previamente lavado. Aguarde o tempo de 72 horas e lave. Se a tinta não desbotar ou mesmo manchar, pode-se utilizar o tecido. Esse tipo de teste é bastante recomendado para pessoas que estão começando a pintar e não conhecem os mais variados tipos de tecidos. Faça uma lavagem prévia do tecido antes da pintura para retirar os resíduos de goma, pois, ao pintar, a tinta se fixa na goma do tecido fazendo com que, na lavagem, a tinta saia, podendo deixar o trabalho com uma aparência desbotada ou manchada. É importante esperar as 72 horas para lavar o tecido depois de feita a pintura. Esse tempo é para a fixação da tinta. É um tempo de “cura” para uma total absorção das tintas pelas tramas do tecido". fonte:http://acrilex.com.br/guia_tecido.pdf
         Sendo tinta própria para tecido temos algumas marcas  como dica eu prefiro a "Acrilex" sempre uso essa marca nos meus trabalhos mas tem a "Gato preto" que também é muito boa dependendo da região que você mora determinada marca é mais difícil de ser encontrada.
              

         Cuidados após a pintura:

         O recomendado pelos fabricantes é que se espere 72 horas pra que a tinta seque antes de se lavar o tecido. Eu aconselho que sigam as recomendações do fabricante pois se lavar antes das 72 horas corre o risco de perder um trabalho que as vezes você tenha demorado horas para fazer, outra coisa que faço é passar o ferro não muito quente, atrás da pintura antes de lavar isso ajuda a fixar ainda mais a tinta no tecido. 
           Espero ter ajudado duvidas vexem nos comentários ok!





0 comentários:



Tecnologia do Blogger.

Total de visualizações de página



Translate

Postagens populares

Seguidores